top of page

Conhece Witbier? - Parte 1

  • Foto do escritor: Pedro Conte
    Pedro Conte
  • 6 de out. de 2016
  • 2 min de leitura

Olá, saudações cervejeiras,


Já ouviu falar ou experimentou esse estilo de cerveja: Witbier (Ou de acordo com o guia de estilos do Brewer Association: Belgian Style Witbier)?


Wit significa branco em Flamenco e faz referência à coloração muito clara típica desse estilo de cerveja que surgiu em Hoegaarden, na Bélgica, há mais de 570 anos atrás.


De forma bem resumida e simplista: É uma cerveja de trigo, só que belga. Mas o que isso significa?


Seu visual é de uma cerveja clara, com espectro que varia do amarelo palha claro ao amarelo dourado claro, turva e com uma bela formação de espuma.


No aroma intensas notas cítricas e condimentadas são comuns na maioria dos exemplares clássicos, sendo provenientes da adição de raspas de casca de laranja e semente de coentro durante sua produção, o conjunto deve ser equilibrado entre o cítrico e o condimentado. Leve aroma de malte que pode lembrar mel é possível estar presente, da mesma forma, pode apresentar leve acidez.


O sabor segue as notas percebidas no aroma, podendo apresentar notas leves de panificação e trigo, possui baixo amargor. As sensações de boca são de uma cerveja extremamente refrescante, própria para consumir em dias ensolarados e quentes, teor alcoólico moderado (em média 5%), alta carbonatação e corpo médio-baixo, que contribuem para um ótimo drinkability. No final, sensação de secura na boca deverá aparecer, estimulando o próximo gole.


Tal como a cerveja de trigo alemã (Weizenbier) é comum haver sedimento no fundo da garrafa que deverá ser homogeneizado com o restante da cerveja e servido em seu copo. Contribuindo para o aspecto turvo dessa cerveja.


É uma cerveja que deve ser consumida o mais jovem quanto possível, pois ao envelhecer suas melhores qualidades ficam comprometidas. Portanto, fique de olho na data de validade quando consumir rótulos desse estilo.


O copo correto para o serviço da Witbier é o Tumbler (vide foto abaixo), mas com uma taça você está bem resolvido para saborear qualquer estilo de cerveja, não se prenda exatamente a esse detalhe. No entanto, o copo correto pode propiciar a degustação da cerveja em todo seu potencial e aproveitar ao máximo do seu perfil gustativo.

Esses copos são robustos e pesados, possuem vincos pelo seu corpo que conferem sensação de ser uma peça hexagonal. O diâmetro da base, em geral, é menor que o do bocal, que com tendência de abertura, não favorece a formação de espuma, no entanto proporcionam boa volatização do aroma.


Em alguns lugares convencionou-se a servir a witbier com rodelas de laranja hornamentando o copo ou mesmo mergulhada no líquido. Experimente e tire suas próprias conclusões.

Exemplos comerciais: Hoegaarden Wit, St Bernardus Blanche, Vedett Extra White, Blue Moon Belgian White, etc.


Harmonização: Acompanha bem sushi, queijo de cabra, marisco e outros frutos do mar, saladas em geral.


Agora você já possui todo o conhecimento necessário pra saber o que está bebendo quando pedir uma witbier, na parte 2 mostrarei um pouco da história e curiosidades sobre o estilo, mas até lá vai tomando uma do estilo, agora com conhecimento.

Cheers!!

Fontes:

Cervejas, Brejas & Birras - Maurício Beltramelli

The Beer Bible - Jeff Alworth

The Oxford Companion to Beer - Garrett Oliver

Larouse da Cerveja - Ronaldo Morado

Commenti


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
Sobre Mim

Mestre em Estilos, beer Sommelier, homebrew, leitor assíduo de tudo o que há sobre cerveja, amante de cervejas especiais, apreciador da rica história que circunda esse mundo

Entre em Contato

      15 998.34 5889

pedro@contesobrecerveja.com.br

Caixa Postal

Sorocaba-SP I CEP 12345-111

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
bottom of page