Dia de Brassagem - Erro #2
- Pedro Conte
- 23 de ago. de 2016
- 1 min de leitura
Olá, saudações cervejeiras, como já disse no primeiro post dessa série, aqui irei apresentar meus erros de planejamento para que você não os cometa.
Um segundo erro que me fez produzir uma cerveja terrível foi usar água da rede pública ("torneiral"), sem tratamento algum, decloração ou algo que a tornasse, minimamente, uma água cervejeira.
Para pequenas levas (até 40 litros de cerveja) acredito que a melhor solução seja comprar galões de água.
Além da facilidade em encontrá-los e o custo razoável, no rótulo da embalagem já vem com as especificações químicas da água, o que facilita o trabalho caso você queira adicionar sais ou tratá-la para deixar de acordo com o perfil desejado para o estilo que irá produzir.
Existem algumas soluções como linhas de filtros e osmose reversa que são meu sonho de consumo, mas a grosso modo são soluções de custo elevado, o que compensaria para levas maiores de produção.
Cervejeiro, estraguei duas levas de weizenbier por não declorar minha água, apesar da esterificação dessa cerveja disfarçar muitos off-flavours, não posso negar que a cerveja ficou muito ruim.
O off-flavour gerado por cloro na água é o clorofenol, sua presença nos lembra cândida, cloro, material de limpeza, esparadrapo, medicinal se estiver em níveis acima do limiar de percepção.

links úteis:
Henrik Boden - http://www.cervejahenrikboden.com.br/tratamento-agua/
*post independente, não patrocinado
Comments