Futebol e Cerveja - Brasil x Honduras
- Pedro Conte
- 15 de ago. de 2016
- 3 min de leitura
Olá, saudações cervejeiras,
Primeiro: passei raspando de novo no resultado do jogo anterior, mas tenho certeza que é meramente sorte passageira. Dessa vez faltou a Colômbia fazer a parte dela e marcar um gol :P
Segundo: a encrenca de relacionar futebol e cerveja dessa vez é maior do que a anterior, mas vamos lá.

O jogo: Brasil x Honduras, que ocorre nesse quarta, 17/08, às 13:00hs no Maracanã, pelas semi-finais do jogos olímpicos 2016. E diga-se de passagem: Que horário pra ter jogo, não?
Palpite: Brasil 3 x 0 Honduras
Honduras, pra quem não sabia, é banhado pelo mar do Caribe e possui praias maravilhosas, quase que desertas, com águas de um azul turquesa, praticamente um paraíso, indicado inclusive como destino low cost para viagens #ficaadica. Com o clima tropical, possui temperatura média anual de 31ºC. Veja algumas fotos:


Considerando que o jogo ocorre no meio de uma tarde de trabalho de uma quarta-feira, o sol que faz no RJ e o clima de Honduras ser muito parecido com o nosso, vou recomendar uma cerveja com alta drinkability e baixo teor alcoólico.
Vai sair tomar uma em Honduras? Avise a patroa ou o marido assim: Saldré a tomar unas brutas con mis amigos (Vou sair tomar umas cervejas com meus amigos).
A gastronomia de Honduras é basicamente a base de peixe, frutos do mar, milho, frutas tropicais, arroz e feijão, recebe influências da cozinha mexicana. Logo, não posso desconsiderar essa informação, a cerveja aqui em questão deve harmonizar com esses pratos.
E essas são as opcões
- HefeWeizen - Paulaner Hefeweissbier Naturtrüb - cerveja de trigo, da escola alemã, de ótima formação de espuma, possui 5,5% de álcool, baixo amargor, frutada e refrescante acompanha muito bem grande parte dos pratos com peixe e frutos do mar e também saladas de folhas em geral.

- Witbier - Hoegaarden - cerveja da escola belga, leva trigo em sua composição, conta com adição de sementes de coentro e raspas de casca de laranja, possui ótima formação de espuma, 4,9% de álcool, baixíssimo amargor, apresenta aroma e sabor cítrico e condimentado de moderada intensidade, é muito refrescante acompanha muito bem grande parte dos pratos com peixe e frutos do mar e também saladas de folhas em geral.

- German Pilsner - Bamberg O Calibre - cerveja brasileira, de Votorantim-SP, representa (e bem) a escola alemã. Foi produzida em homenagem aos 30 anos da banda Paralamas do Sucesso pela cervejaria Bamberg. No aroma, presença marcante de lúpulo e leve maltado, no sabor arranque inicial leve de malte, substituído na sequência pela presença de lúpulo de média intensidade, que confere amargor fino, de aproximadamente 35 IBU, o teor alcoólico é de 4,8%, o que faz o conjunto dessa cerveja ser muito refrescante e de alta drinkability. Acompanha bem frutos do mar, embutidos, entradinhas fritas e peixes em geral.

Pra quem é fã de drinks condimentados como o Bloody Mary, segue uma receita originária do México e muito tradicional em Honduras desse tipo de bebida, chamada de La Michelada:

Ingredientes
Molho de Pimenta (tipo Tabasco)
Molho Inglês
30 ml Suco de limão
Sal
Chilli em pó
1 lata ou long neck de cerveja comum (Skol ou Brahma)
5 pedras de gelo
1 fatia de limão
Preparo
1 Misturar o sal com o chilli em pó num recipiente e passar na borda de um copo alto
2 Coloque no copo quatro gotas de molho inglês e quatro de molho de pimenta, todo o suco de limão, o gelo e complete com a cerveja
3 Decore com a fatia de limão e sirva
Existem variações desse drink que usam shoyu, suco de tomate e outros ingredientes.
Para não ouvir o debate do Galvão Bueno com o Casagrande, se previna com a playlist abaixo com músicas do hondurenho Lenny Martinez, vocalista da banda dinamarquesa Outlandish, que tem uma sonoridade muito legal.
Cheers!!!
Comments