Mestre em Estilos - ICB - Parte 1/3
- Pedro Conte
- 8 de ago. de 2016
- 2 min de leitura
Olá, saudações cervejeiras,
Vou contar aqui um pouco sobre o curso de Mestre em Estilos do Instituto da Cerveja (ICB) e a preparação para a banca final. Finalizei em Junho de 2016 essa especialização, então as sensações ainda estão frescas na minha memória.
O curso é simplesmente maravilhoso, a facilidade com que os professores nos passam as técnicas é animadora e o nível de profundidade que adentramos o assunto é apaixonante. Foram aproximadamente 4 meses de imersão aos estilos de cerveja, suas histórias, detalhes e diferenças entre si. São diversas as dinâmicas apresentadas para diferenciação de estilos, o qual faz ser fácil o aprendizado, desde que haja dedicação pela parte do aluno, no mesmo nível da complexidade do curso.
Confesso que cheguei a entrar em pânico no decorrer do curso por conta de "coisas" que ouvia a respeito da banca final, apesar dos Mestres Alfredo Ferreira e Káthia Zanatta tentarem nos acalmar o tempo todo, as notícias e as experiências contadas por ex-alunos eram assustadoras.
A nota final desse curso é composta por uma avaliação dissertativa, um trabalho em grupo com tema a ser sorteado e a banca final, que nada mais é do que a avaliação sensorial de uma amostra que nos é colocada, arriscar qual o estilo dessa amostra e responder oralmente cerca de 10 perguntas elaborada pelos professores.
Pois bem, minha média final foi 9,45 e acredito que posso dar-lhes algumas dicas.
O trabalho que meu grupo entregou foi digno de elogios por parte da Káthia Zanatta, que nos fez muito (muito mesmo!!) felizes. Entregamos o tema "Estilos Raros de Cerveja" com 208 páginas e fizemos uma apresentação encantadora. Como?
O grupo era composto por 6 pessoas, com diversos talentos individuas não relacionados a cerveja, eram experiencias profissionais anteriores que conseguimos canalizar para o trabalho ser bem feito.
Dica #1 - Monte um time multidisciplinar, com múltiplos talentos. Antes de fechar o grupo, procure conhecer as pessoas da sua turma, isso é fundamental para ter sucesso nesse trabalho. Faturamos uma nota dez e a indicação de publicá-lo em forma de livro. Obs.:Muitos trabalhos ótimos, de outros grupos, foram apresentados na minha turma.
Dica #2 - Procure pelos trabalhos do mesmo tema das turmas anteriores, veja o que foi entregue pelos alunos e olhe quais são as referências, consulte-as, provavelmente vai achar algo que não foi incluído naquele trabalho.
Dica #3 - Pesquise muito, principalmente na língua inglesa. Se precisar pesquise em alemão, holandês e outras línguas. Não se contente com o Wikipedia, use-o como ferramenta, leia os artigos, veja suas referências e vá atrás delas, confira se são fontes confiáveis, veja a reputação dessa fonte.
continua...

links úteis:
Curso Mestre em Estilos pelo ICB, matricule-se - https://www.institutodacerveja.com.br/cursos
*post independente, não patrocinado
Comments